terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Eu

Às vezes prefiro definir-me como se definiu a G.H. do Romance de Clarice Lispector: quanto a mim, sempre preferi manter uma aspa à esquerda e outra à direita de mim.

Não que eu não exista, não que eu não possua uma identidade. Mas pelo simples fato de minha identidade ser um reflexo deformado de outras identidades que colidiram comigo e em mim, e, talvez, não seja propício chamá-la de minha. Mesmo que no fim nenhum de nós sejamos o que realmente somos, mas um complexo agrupamento de fatores biológicos, psicológicos e grupais espero chegar ao fim pelo menos assumindo que existe uma boa contribuição de mim em mim.

Não que o psicológico não seja um reflexo do meu eu, mas ele de certa maneira não é o que eu quero. Ele é o modo como eu diferencio e escolho as coisas mas nem sempre essas escolhas pessoais são realmente pessoais. Se compro um calçado vermelho por quê gosto da cor vermelha isso pode não ter nada a ver com uma escolha pessoal. E os fatores são tantos que a mente dá nós e os nós doem como um afogamento em mim.

Mas não quero me tornar monótomo. A monotonia leva ao tédio que me leva a algo de mim, mas não eu propriamente dizendo, apenas uma parte segregada de mim que não sou eu, absolutamente. Ou que eu nego ser. Eu inteiro. É estranho falar de um ser inteiro. Os seres inteiros não existem. Os seres são formações. Até as pedras, os ossos e o Infinito são formações. Só o nada é inteiro. Inteiro por não possuir parte e à revelia de suas partes ele é obrigado a ser inteiro. É sua maldição. Seu oposto, o Tudo não é inteiro. Ele é a soma de todas as partes. E eu odeio o mecanicismo.

Odeio-o tanto que o uso. Todos os dias, todas as horas, todos os minutos, todos os ponteiros de máquina. Contar o tempo. Metrificar a vida. Estabelecer metas. Tudo tão regrado que a subversão disso seria a própria subversão em si.

Mas não nos afastemos do tema. Ainda tenho que assumir que eu contribui para minha “identidade estabelecida”. Hoje, nesse exato momento, eu sou. Mas o que me priva de amanhã acordar e ser outro? Ser o inseto monstruoso da Metamorfose de Kafka? Ou a barata epifânica de G.H.? Absolutamente nada. No universo no qual todos nós estamos inseridos acordamos todos os dias e diversos fatores nos fazem modificar nossas idéias primordiais. Quando acordo de manhã desejo ser alguém melhor do que fui ontem.

Mentira!

Mentira... quando acordo de manhã não penso: ajo mecanicamente. Só penso agora que penso algo de manhã por que aparenta ser muito grandioso de minha parte querer ser alguém melhor. Mas eu quero ser alguém melhor. E o que é essa necessidade? De onde vem? Como subiu em meus pêlos? Eu que não queria ser melhor do que o nada o do que as verdades absolutas. Mesmo que de absolutas elas não possuam nada. Ou que a única verdade absoluta é que fora esta, não existam verdades absolutas. Tudo é fruto de um olhar. Mas o que é esse olhar que todos rezam ser meu subjetivismo entrando em ação? Esse sou eu ou essa é a formação? Sou eu que faço as escolhas ou os outros que fazem por mim dentro da minha cabeça? Não quero que os outros entrem na minha cabeça. Não quero, estão me entendendo?

Desculpe, me exaltei. Exaltei-me por que descobri que eu mesmo estou em mim e eu sou o outro. Todos os dias eu sou diferente então eu não posso ser eu mesmo todos os dias nem em todos os lugares. Nem dentro de minha mente. Então... então eu entrei em mim mesmo e acabei espionando; Meu telescópio interno Galileu, olhe por ele, olhe dentro da retina míope e estrábica Galileu olhe e diga o que vê! Diga!

E ele vê os olhos do mundo. Os olhos dos outros conflitantes em mim.

Olhe mais fundo Galileu olhe mais fundo. Os outros se misturam, se confundem se esbarram, se fundem e se marcam reciprocamente até formar-se um só grande ser.

Eu.

Mas um ponto branco, um ponto cego branco, não a cegueira branca de Saramago, apenas um ponto cego que fica ausente está naquele meio difuso. Um buraco, um buraco de minhoca que está equilibrando tudo. O que é a única coisa que não consigo ver? Por que não consigo?

Dentro de mim vejo tudo. Vejo tudo tornar-se eu. Mas tudo não sou eu nem eu sou tudo nem vice-versa nem avessos de avessos de avessos milhares de versos. Eu não vejo. Eu não me vejo. O ponto branco sou Eu. Por que sou o ponto cego, eu não me vejo porque não me posso ver dentro de mim como estou aqui fora. O “Aqui Fora” está sendo feito agora e só depois de armazenado poderá ser visto. Mas quando isso ocorrer o “Aqui Fora” que se torna “Aqui Dentro” já não serei eu.

Mas mesmo não sendo eu... Isso não significa que ele não esteja lá. Eu não vejo mas não é por que não está lá mas por que não está pronto parar ser visto. Nós nunca estamos prontos. E a vida está doendo. Doe de dor e de prazer por saber que eu estou dentro de mim, dentro do meu conflito, mesmo que eu não possa me ver. Mesmo que eu seja cego e nu eu sei. Agora eu sei.

2 comentários:

Unknown disse...

que texto liiiiiiiiiiiiiiindo!
nao dum ponto de vista literário que envolve várias expectativas mas do ponto de vista de que é sincero e faz sentido e derrama mario para tati :)
e faz sentido! vc nao está falando maluquices sem sentido com vc tem mania no diaadia, ahauahuahu, q coisa boa ^^

sobre isso: "Mesmo que no fim nenhum de nós sejamos o que realmente somos, mas um complexo agrupamento de fatores biológicos, psicológicos e grupais" quero comentar que é verdade, mas eu finjo que nao é, eu me recurso, a ser esse complexo que de complexo nao tem nada. foda-se o racionalismo, o mecanicismo a ciencia e as pretensões dos homens! =P
vamos dizer assim: vc é exatamente essa coisa a qual vc nao consegue enxergar :)
isso me soa bem mais reconfortante.

virginia disse...

Depois diz que eu é que estou com crise de indentidade...huahua...
Adorei seu "eu"...e...Mário...como sempre se surpreendendo e surpreendendo a todos...Acho até que me identifiquei em algumas partes..Acho que todos nós temos um pouco disso...da inconstancia...da rotina...do outro...e assim a gente vai se construindo e se tornando essas coisinhas que mudam e marcam o mundo, cada um de seu geito... Bem é isso, espero que estejas satisfeito...